sábado, 25 de setembro de 2010

:: O Nascimento de Vênus



O Nascimento de Vênus, Sandro Botticelli

"[...] Ver não é o mesmo que olhar, assim como ouvir não é o mesmo que escutar. Ver envolve apenas o esforço de abrir os olhos; olhar significa abrir a mente e usar o intelecto. Olhar uma pintura é como partir para uma viagem - uma viagem com muitas possibilidades, incluindo o entusiasmo de compartilhar a visão de uma outra época. Como qualquer viagem, quanto melhor a preparação, mais gratificante será a expedição." Robert Cumming in Para entender a arte.


Essa pintura datada da época de 1485 foi a primeira pintura renascentista com um tema mitológico, na época os grandes artistas retratavam apenas cenas bíblicas e/ou religiosas, essa pintura revolucionou sua época.
Botticelli pintou a chegada de Vênus - ou Afrodite - seguindo à risca o que narra Homero em Hino a Afrodite, onde ela chegara à ilha de Citera, onde nasceu no mar. Conta a lenda que Vênus desembarcou de sua concha na ilha de Citera e depois para a ilha de Chipre. Ela é considerada a deusa da fecundidade, sob seus passos a natureza florescia, as flores germinavam. Mais tarde passou a ser venerada também como a deusa do amor em todas as suas manifestações: desde o mais puro sentimento amoroso até o amor erótico.
Reparem que a obra pode ser dividida em três partes: com Vênus ao centro , com a ninfa à direita e Zéfiro e Flora à esquerda.

A área da direita é denominada pela ninfa Hora, que recebe a deusa. Ela traja um vestido branco, bordado de flores entrelaçadas representando a primavera - época de renascimento e renovação da natureza. A ninfa carrega na cintura um ramo de rosas e em torno dos ombros uma guirlanda de mirta verde, símbolo do amor eterno. Hora ainda carrega a veste preparada para a deusa do amor que está enfeitada com flores primaveris. A primavera é a estação dedicada a Venûs - é a época dos amores.

A área da esquerda é dominada pelo casal Zéfiro e Flora, os ventos que sopram a concha em direção à margem. Zéfiro é o vento do oeste. Ele é a brisa suave da primavera e aparece abraçado à esposa. As rosas vistas neste lado da tela são sagradas e foram criadas simultaneamente ao nascimento de Vênus, daí serem o símbolo do amor: as rosas são flores delicadas, mas com os espinhos, para lembrar que o amor também fere.

Minha pintura favorita da época do Renascimento. Ler e entender sobre a arte tem me ajudado muito a entender e interpretar a própria vida, com um olhar mais crítico e apurado e ao mesmo tempo, não menos filosófico.

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